Não Use Soda Cáustica em Pias de Alumínio!
Quando a Soda Cáustica entra em contato com alumínio ela entra em uma forte reação química que de início já é arriscada pela grande elevação da temperatura, isto também acontece caso a Soda Cáustica entrar em contato com zinco, estanho e cobre, mas em cozinhas o mais frequente é realmente o alumínio.
A Soda Cáustica quando entra em reação com alumínio torna o ambiente sujeito a explosão, pois mesmo a Soda Cáustica e o alumínio não sendo inflamáveis a mistura de ambos libera uma boa quantidade de hidrogênio no ar, este é um gás inodoro, incolor porém inflamável!
Assim que a reação inicia verá apenas a Soda Cáustica “fervendo” e não terá como detectar visualmente ou pelo cheiro, mas há hidrogênio sendo liberado no ar, portanto se pretende utilizar Soda Cáustica para desentupir sua pia de alumínio aconselho a derramar a Soda Cáustica no ralo da pia aos poucos e com ajuda de um funil.
Mesmo tomando o cuidado para não derramar a Soda Cáustica no alumínio é aconselhável que não tenha nenhuma fonte de ignição na cozinha (como fogão aceso por exemplo), assim mesmo que um incidente ocorra estará evitando uma explosão.
Mesmo com pequenas quantidades de Soda Cáustica e alumínio se tem uma reação forte, imagine uma grande quantidade de Soda Cáustica diretamente no alumínio! Pode usar Soda Cáustica para desentupir sua pia, mas tome cuidado pois se trata de um produto químico bastante corrosivo.
0 comentários: